Collor é alvo da PF por esquema de lavagem de R$ 6 milhões em leilões

  • Por Jovem Pan
  • 11/10/2019 10h41
Pedro França/Agência Senado Pedro França/Agência Senado Polícia cumpre 16 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-presidente

O senador e ex-presidente Fernando Collor (PROS-AL) é alvo, nesta sexta-feira (11), de uma operação da Polícia Federal (PF) para investigar um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo compras de imóveis em leilões públicos. Autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, cerca de 70 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao político em Maceió (AL) e em Curitiba (PR).

De acordo com as investigações da Operação Arremate, Collor estaria envolvido em arrematações de bens, cujos valores  somam R$ 6 milhões. Os crimes teriam ocorrido em m 2010, 2011, 2012 e 2016, a partir da compra de imóveis em hastas públicas – um ato da justiça pelo qual são vendidos bens de um devedor, para que, com o dinheiro da venda, possa-se pagar a um credor e as custas de um processo de execução de dívida.

A PF diz que o senador teria utilizado uma pessoa interposta (“testa-de-ferro”) para ocultar sua participação como beneficiário final das operações. “As compras serviriam para ocultar e dissimular a utilização de recursos de origem ilícita, bem como viabilizar a ocultação patrimonial dos bens e convertê-los em ativos lícitos”, diz, em nota.

A investigação contra Collor apura os crimes de lavagem de ativos, corrupção ativa, corrupção passiva, peculato e falsificações, além de integrante de organização criminosa.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.