Collor responde acusações da Lava Jato e fala de Janot: “filho da p…”

  • Por Jovem Pan
  • 06/08/2015 11h46
Jefferson Rudy/Agência Senado senador Fernando Collor

Durante sessão no Senado nesta quarta-feira (05), o senado e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) discursou com o intuito de se defender das acusações na Operação Lava Jato, mas o que roubou a cena foi a ofensa feita ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot. Collor é citado como receptor de R$26 milhões em propina no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.

O senador acusa Janot de ter vazado à imprensa informações sigilosas dos processos segundo as quais as empresas de Collor seriam de fachada para receber recursos ilegais. “As empresas têm contrato social, estão devidamente registradas na junta comercial, tem suas atividades de acordo com o que define a legislação”, e completa, “afirmações caluniosas e infames”. É então que, ao terminar a frase, o senador sussurra a ofensa.

Ele citou o episódio do dia 14 de julho, quando seus carros foram apreendidos em um mandado de busca da Polícia Federal. “Acho que ninguém nem alguma coisa mereceu tanto destaque quanto os meus carros”, ironiza ao se referia à grande cobertura que o caso recebeu na mídia. “São bens de minha propriedade adquiridos de forma lícita e, portanto, devem ficar sob minha guarda”, afirma.

Demonstrando irritação com as alegações, Collor mostra controle do tom de voz, mas a ironia e o levantar de sobrancelhas estão presentes durante todo o discurso, evidenciando a irritação com o tema.

A ofensa acontece aos 5min04s. Veja vídeo:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.