Com ida de Barbosa para Ministério da Fazenda, Valdir Simão assume Planejamento

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2015 18h40
BRASÍLIA,DF,15.05.2015:RANKING-TRANSPARÊNCIA-BRASIL - O Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão apresenta a Escala Brasil Transparente, no Auditório da Controladoria-Geral da União, em Brasília (DF), nesta sexta-feira (15). A iniciativa é um índice que mede a transparência passiva de estados e municípios e reflete sobre cenário de acesso à informação no Brasil. . (Foto: Charles Sholl/Futura Press/Folhapress) Folhapress Ministro da CGU

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão, assumirá o Ministério do Planejamento no lugar de Nelson Barbosa, segundo o jornal GloboNews.

Auditor de carreira da Receita Federal, Simão ocupou posições estratégicas em ministérios, secretarias e na Previdência Social. Antes, ele também ocupou o cargo de secretário-executivo da Casa Civil.

Secretário-executivo do Ministério do Turismo entre 2011 e 2013, Valdir Simão atuou, neste período, em projetos destinados a dar maior transparência e aumentar o controle de contratos e gastos no orçamento da pasta.

A notícia vem após a definição da presidente Dilma nesta sexta-feira, que o então ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, irá substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. A informação tinha sido antecipada pelo comentarista da Jovem Pan, Fernando Rodrigues, em seu blog.

Em café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira, o ministro Levy afirmou que quaisquer mudanças na equipe econômica dependeriam de o Governo definir quais são suas prioridades. Ele tinha evitado confirmar se estava de saída do Governo e disse que não queria criar nenhum constrangimento à presidente Dilma Rousseff.

Ambos travavam uma batalha constante durante o segundo mandato da presidente Dilma. Por um lado, Joaquim Levy buscava uma política econômica contracionista, enquanto Nelson Barbosa defendia uma maior flexibilidade na meta fiscal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.