Com ida de Barbosa para Ministério da Fazenda, Valdir Simão assume Planejamento

  • Por Jovem Pan
  • 18/12/2015 18h40
BRASÍLIA,DF,15.05.2015:RANKING-TRANSPARÊNCIA-BRASIL - O Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Valdir Simão apresenta a Escala Brasil Transparente, no Auditório da Controladoria-Geral da União, em Brasília (DF), nesta sexta-feira (15). A iniciativa é um índice que mede a transparência passiva de estados e municípios e reflete sobre cenário de acesso à informação no Brasil. . (Foto: Charles Sholl/Futura Press/Folhapress)Ministro da CGU

O ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão, assumirá o Ministério do Planejamento no lugar de Nelson Barbosa, segundo o jornal GloboNews.

Auditor de carreira da Receita Federal, Simão ocupou posições estratégicas em ministérios, secretarias e na Previdência Social. Antes, ele também ocupou o cargo de secretário-executivo da Casa Civil.

Secretário-executivo do Ministério do Turismo entre 2011 e 2013, Valdir Simão atuou, neste período, em projetos destinados a dar maior transparência e aumentar o controle de contratos e gastos no orçamento da pasta.

A notícia vem após a definição da presidente Dilma nesta sexta-feira, que o então ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, irá substituir Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. A informação tinha sido antecipada pelo comentarista da Jovem Pan, Fernando Rodrigues, em seu blog.

Em café da manhã com jornalistas nesta sexta-feira, o ministro Levy afirmou que quaisquer mudanças na equipe econômica dependeriam de o Governo definir quais são suas prioridades. Ele tinha evitado confirmar se estava de saída do Governo e disse que não queria criar nenhum constrangimento à presidente Dilma Rousseff.

Ambos travavam uma batalha constante durante o segundo mandato da presidente Dilma. Por um lado, Joaquim Levy buscava uma política econômica contracionista, enquanto Nelson Barbosa defendia uma maior flexibilidade na meta fiscal.