Com quadro estável após cirurgia, Bolsonaro já realiza fisioterapia

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2019 17h42 - Atualizado em 29/01/2019 17h46
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Presidente precisou tirar parte do intestino em operação realizada na segunda-feira

Um dia após cirurgia para reversão de colostomia, o presidente Jair Bolsonaro tem quadro de saúde estável. De acordo com boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (29), ele não teve sangramentos e já iniciou sessões de fisioterapia.

De acordo com a equipe médica do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, Bolsonaro “permanece em jejum oral, recebendo analgésicos e hidratação endovenosa” Em fisioterapia respiratória e motora, houve “bom desempenho”.

O boletim médico divulgado à imprensa nesta tarde é assinado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, pelo clínico e cardiologista Leandro Echenique e pelo diretor superintendente do hospital, Miguel Cendoroglo.

‘Evolução muito positiva’

O porta-voz do governo, Otávio Santana do Rêgo Barros, informou que o presidente “já está sentado, conversando com muito cuidado”. Eles se reuniram pela manhã e à tarde. Por orientação médica, as visitas ainda estão restritas.

“Há necessidade de preservar essa recuperação, previsa para o período de 48 horas. O presidente está atendendo na plenitude às orientações médicas. [Ele tem] evolução muito positiva, pela preparação e porque é um homem muito forte”, disse Rêgo Barros.

Confira o boletim médico

“O excelentíssimo presidente Jair Bolsonaro manteve-se estável durante o dia, sem sangramentos ou qualquer outra complicação. Permanece em jejum oral, recebendo analgésicos e hidratação endovenosa. À tarde sentou em poltrona e realizou fisioterapia respiratória e motora com bom desempenho. As visitas são restritas.”

Reversão de colostomia

Na segunda-feira (28), Bolsonaro passou por operação que durou cerca de 7 horas e ocorreu “sem intercorrências”. No procedimento, removeram parte do intestino dele, opção mais complexa do que a simples sutura (costura) da parte ligada a bolsa de colostomia.

Deste o fim da cirurgia, o presidente está sob cuidados médicos para prevenir infecções e “trombose venosa profunda”. Bolsonaro vinha utilizando bolsa de colostomia desde setembro passado, quando foi esfaqueado durante ato de campanha eleitoral.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.