Comissão altera texto e votação do relatório da reforma política é adiada

  • Por Jovem Pan
  • 22/08/2017 20h24 - Atualizado em 23/08/2017 06h05
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Presidente da comissão especial da reforma política, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) tem pressa para aprovar o relatório da reforma política, elaborado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP)

Por falta de consenso entre os parlamentares, a Comissão Especial da Câmara que avalia a proposta da nova reforma política se reuniu novamente nesta terça-feira (22). Os deputados apontaram as alterações nos destaques do texto do relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP). Entre as principais observações estão a redistribuição dos recursos do fundo eleitoral de campanhas, limites de doação para pessoas físicas e de gastos de campanhas. Cândido também dobrou a quantidade de assinaturas para a criação de um novo partido político.

Em meio a leitura do textos, muitos questionamentos ainda foram levantados pelos deputados. Orlando silva (PCdoB-SP) defende a distribuição dos recursos do fundo partidário conforme os votos obtidos pelas legendas na eleição de 2014, além de uma quantidade mínima para cada partido. Já o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) se mostrou contrário ao uso de telemarketing durante as campanhas e de bingos patrocinados por entidades filantrópicas.

Mesmo com a pressão do presidente da Comissão, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) para votar a aprovação do texto, a maioria dos integrantes da comissão optou por aguardar o resultado da votação do PEC 77/03 no Plenário da Câmara.

“Nós temos a responsabilidade com o nosso País de aprovar a reforma política. A impressão que estamos passando é que isso está sendo a feita a seis mãos. Está uma bagunça nós fingimos que trabalhamos”, declarou Lima.

Com novo adiamento, espera-se que a aprovação do texto da reforma política aconteça as 14h desta quarta-feira (23) .

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.