Como lidar com o tempo? Viviane Mosé responde no XIV Fórum da Longevidade

  • Por Jovem Pan
  • 13/11/2019 09h12
Foto: Jovem Pan

‘A alegria de ser um eterno aprendiz’ foi o tema da palestra da psicanalista Viviane Mosé, no XIV Fórum da Longevidade da Bradesco Seguros, que acontece nesta terça-feira (12). A especialista abordou o conceito de cronologia e esclareceu que o tempo, contrário do que pensam, não tem relação com o espaço e destacou que não existe tempo certo para aprender.  

Em questões práticas, a especialista explica que temos o tempo lógico (nossa idade, em anos) e o tempo do afeto e da vida, que não é lógico e cronológico. Para Musé, enxergar o tempo como uma linha é um erro porque ele limita nossa trajetória com passado e futuro, nos privando do presente. “Chegamos no presente, na nossa ‘evolução’, com um desenvolvimento tecnológico incrível, mas uma incapacidade humana muito grande”, disse.

A especialista destaca que o tempo é algo relativo e deve ser usado para benefício próprio. Um dos pontos defendidos por Viviane Mosé é que sempre é tempo para aprender coisas novas e exercitar o cérebro. Só assim, garantimos um desenvolvimento saudável do cérebro. 

O aprendizado também é uma dos principais passos para envelhecer de maneira saudável, afirma Alexandre Nogueira, diretor de marketing da Bradesco Seguros. Para ele, aprender coisas novas é um dos pilares da longevidade. “Aprender é fundamental para as pessoas, principalmente no mundo atual, onde temos uma quantidade de informações muito grande”, disse à Jovem Pan. “Aprendendo a aprender com certeza você vai alcançar idades mais longas”, completou. 

O XIV Fórum da Longevidade acontece nesta terça-feira (12), em São Paulo, e é transmitido ao vivo no www.vivaalongevidade.com.br. Saiba mais!

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.