Como será o rito da votação do impeachment no plenário da Câmara

  • Por Reuters
  • 15/04/2016 10h02
Plenário da Câmara dos Deputados durante votação em Brasília. 3/12/2014. REUTERS/Ueslei Marcelino REUTERS/Ueslei Marcelino Plenário da Câmara dos Deputados durante votação em Brasília

O pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff será votado no domingo no plenário da Câmara dos Deputados, mas os procedimento que culminarão com a decisão dos deputados sobre o impedimento já começaram nesta sexta-feira.

Veja abaixo como será o rito de votação do impeachment no plenário da Casa.

SEXTA-FEIRA, DIA 15

A sessão será aberta às 8:55 e os autores da denúncia contra Dilma, assim como a defesa da presidente, terão 25 minutos cada um para se manifestarem.

Após isso, cada partido com representação na Casa terá uma hora para se manifestar, tempo que poderá ser dividido por até cinco deputados da legenda.

Ainda na sexta, será aberto, das 9:00 às 11:00, o período de inscrição para os deputados que quiserem discutir o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável à instauração do processo de impeachment.

SÁBADO, DIA 16

A sessão será aberta às 11:00 para que todos os deputados que se inscreveram na véspera para discutir o pedido de abertura de impeachment contra Dilma façam uso da palavra.

DOMINGO, DIA 17

A sessão em que será votada a autorização da Câmara para a instauração de processo de impedimento contra Dilma será aberta às 14h com a fala dos líderes partidários.

Após essa fase, começará o encaminhamento da votação pelas lideranças. Cada líder de bancada terá um minuto para orientar os deputados.

São necessários 342 votos de deputados no plenário da Casa para que a Câmara autorize o Senado a instaurar processo de impedimento da presidente.

Caso isso aconteça, os senadores ainda terão que decidir se referendam ou não a decisão dos deputados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.