Companhias cobrarão despacho por malas fora do padrão em 4 aeroportos
Quatro aeroportos do país terão a fiscalização das bagagens de mão dos passageiros intensificada a partir desta quinta (25). A ação começa a valer nos terminais Juscelino Kubitschek (Brasília), Afonso Pena (Curitiba), Viracopos (Campinas) e Aluízio Alves (Natal). Usuários que estiverem com malas acima do permitido terão que despachá-las.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) realiza a campanha para tentar agilizar o fluxo dos passageiros nas áreas de embarque. A regra será expandida para 15 aeroportos de todo o país até o dia 23 de maio.
Após o início da cobrança pelo despacho das bagagens pelas companhias, grande parte dos clientes têm escolhido usar apenas malas de mão nas aeronaves. A opção, no entanto, pode causar transtornos, com passageiros carregando cargas maiores que o permitido.
As medidas da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) seguem recomendações da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), para melhor acomodação, conforto e segurança.
Latam, Gol, Azul e Avianca Brasil cobram entre R$ 59 e R$ 220 por bagagem despachada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.