Concurso para PM do Paraná coloca ‘masculinidade’ como critério em avaliação psicológica
Um concurso da Polícia Militar do Paraná abriu 16 vagas para cadetes na última quinta-feira (09). Mas o que causou estranhamento foi um dos requisitos solicitados. O edital pede, entre 72 pontos de avaliação psicológica, o critério da “masculinidade”. Os critérios serão analisados para verificar se os candidatos possuem o perfil para o cargo.
Podem concorrer ao cargo homens e mulheres de até 30, entretanto, o número de vagas para mulheres não pode ultrapassar 50% do total. A decisão respeita a Lei Estadual 14.804/2005.
No anexo II do edital, o critério “masculinidade” é descrito como “capacidade do indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”.
A “masculinidade” deve ainda ser apresentada em um grau maior ou igual a “regular”.
Em repúdio ao edital, a Aliança Nacional LGBTI+ e o Grupo Dignidade publicaram nota dizendo que a exigência do critério desconsidera a possibilidade de mulheres serem candidatas à vaga, ou ainda que quer que elas tenham características masculinas.
Os dois grupos pedem a revogação do edital.
A Polícia Militar argumentou que o entendimento sobre o critério foi equivocado, e que o objetivo é avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de enfrentamento, “aspectos estes extremamente necessários para o dia a dia da atividade policial militar”.
O Conselho Regional de Psicologia do Paraná teve acesso ao edital no fim de semana e discutirá um posicionamento oficial.
Outros pontos do edital que causaram polêmica e questionamentos foram:
– Ordem I: Capacidade de o indivíduo em por as coisas em ordem, manter a limpeza, organização, equilíbrio e precisão. Nível esperado: maior ou igual a “médio”.
– Ordem II: Capacidade de o indivíduo de preocupar-se com a limpeza e a ordem, sendo meticuloso, cauteloso e apreciando a rotina. Nível esperado: maior ou igual a “médio”;
– Depressão I: Caracteriza-se por uma queda mais ou menos brusca da tensão neuromuscular com redução da atividade física e psíquica. Incapacidade do indivíduo para superar as menores das dificuldades. Nível esperado: médio/diminuído ou muito diminuído;
– Depressão II: Padrões de interpretação que os indivíduos apresentam em relação aos eventos ao longo de suas vidas. Nível esperado: baixo/muito baixo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.