Condenado por Mensalão Tucano, Azeredo pede liberdade para esperar julgamento do STJ

  • Por Jovem Pan
  • 25/02/2019 12h01
José Cruz/Agência Brasil José Cruz/Agência Brasil Ex-governador de Minas cumpre pena desde n

Condenado a 20 anos por peculato e lavagem de dinheiro no processo conhecido como “Mensalão Tucano”, o ex-governador de Minas Eduardo Azeredo fez um novo apelo ao STF por liberdade. Ele quer responder o processo fora da prisão até que o Superior Tribunal de justiça conclua o julgamento sobre o caso.

O tucano teve o pedido admitido pelo STJ e aguarda tramitação, segundo o advogado Maurício de Oliveira Campos Júnior. O recurso especial está sob a relatoria do ministro Jorge Mussi.

“Vale reiterar, a propósito, que foi justamente quanto a este último tópico que o recurso especial foi admitido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, o que só reforça a fumaça do bom direito essencial à concessão do efeito suspensivo em quaisquer das instâncias, suspendendo-se a execução provisória da pena em virtude da forte tendência da mesma sofrer modificação”, escreveu o advogado.

Azeredo cumpre pena em regime fechado desde maio de 2018, quando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais rejeitou seu último apelo possível à segunda instância. Ele foi sentenciado por supostamente ser um dos principais articuladores de esquema que desviava recursos do Banco do Estado de Minas Gerais e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais em benefício de sua campanha de reeleição, em 1998. O esquema utilizava agências de publicidade de Marcos Valério para a movimentação dos recursos. Na disputa, o tucano foi derrotado por Itamar Franco.

Com Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.