Coronavírus: Doenças cardíacas e diabetes são as mais letais

Dentre os casos graves e óbitos, a maior parte sofre destas comorbidades

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2020 17h42
LUCIANO CLAUDINO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO Idoso utiliza máscara durante fila de espera no INSS São parte do grupo de risco, por exemplo, pessoas acima de 60 anos

Um mês depois do primeiro caso confirmado de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde fez um balanço nesta quinta-feira (26) e divulgou que, dentre os casos graves e óbitos, a maior parte sofre também de cardiopatia e diabetes.

Segundo a pasta, dentre os casos graves de Covid-19 — 319 quando foi feito o levantamento — mais de 120 têm cardiopatias, quase 80 diabetes, cerca de 30 pneumopatia e/ou imunodepressão. Já uma taxa menor — menos de 20 — apresenta doença hematológica, doença hepática crônica, asma, doença neurológica crônica, doença renal crônica e obesidade.

Estas são comorbidades, ou seja, associação de duas ou de várias doenças que aparecem de modo simultâneo num mesmo paciente.

Já em relação aos óbitos, cardiopatia e diabetes foram as mais recorrentes, seguido de pneumopatia, doença renal crônica, imunodepressão e doença neurológica crônica. No levantamento, foram observadas 59 mortes, embora hoje tenha sido divulgado que elas já chegaram a 77.

Confira o gráfico:

O novo coronavírus mata, em média, 3,7% das pessoas infectadas em todas as faixas etárias. Mas entre indivíduos acima de 70 anos essa taxa pode chegar a 20%.

São parte do grupo de risco, por exemplo, pessoas acima de 60 anos; com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; com doenças respiratórias, como bronquite e asma; doenças cardiovasculares; e imunossuprimidos, como pacientes em tratamento contra o câncer e transplantados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.