Coronavírus: médico não vê ‘outra alternativa’ a não ser fechamento de estabelecimentos

  • Por Jovem Pan
  • 19/03/2020 17h42 - Atualizado em 19/03/2020 17h48
Bruno Rocha/Estadão Conteúdo Avanço do coronavírus tem provocado o fechamento de diversos estabelecimentos mundo afora

Em entrevista exclusiva ao repórter Marcelo Mattos no Jovem Pan Agora, o médico Antonio Carlos Nascimento, doutor em endocrinologia e metabologia pela Faculdade de Medicina da USP, defendeu o fechamento de estabelecimentos como forma de contenção ao avanço do coronavírus.

“Não existe a possibilidade de uma pessoa, em sã consciência, sendo estimulada a se afastar socialmente, expor-se da maneira que se expõe perante à situação de estar em um estabelecimento fechado a menos de dois metros de distância de outra pessoa. Não tem o menor sentido, e a gente vê isso mundo afora”, afirmou.

“Talvez o melhor exemplo seja Nova York, cujos estabelecimentos só estão funcionando como take-out ou delivery. Ou seja: ou você vai ao restaurante só para pegar a sua encomenda, tendo o mínimo de contato possível com outras pessoas, ou você recebe em casa”, acrescentou.

De acordo com Antonio Carlos Nascimento, a decisão de fechar estabelecimentos deveria partir das autoridades, pois tal determinação ajudaria inclusive os donos dos comércios.

“Não tem o menor sentido, quando pensamos em distanciamento entre humanos, conviver em ambiente fechado. Na minha opinião, é muito importante que a obrigatoriedade de fechamento dos estabelecimentos que se relacionem à alimentação parta do Estado, porque nós precisamos legitimar esses estabelecimentos depois nos acordos que eles terão de fazer perante aos credores. Eu não vejo outra alternativa a não ser a intervenção do Estado para fechamento do atendimento ao público”, afirmou.

Confira a entrevista, na íntegra, no vídeo abaixo:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.