Coronavírus: Petroleiros ameaçam greve por conduta da Petrobras

  • Por Jovem Pan
  • 26/03/2020 09h58
Agência Petrobras/Geraldo FalcãoA Petrobras já anunciou uma série de medidas para ajudar no combate do coronavírus

Após uma semana das primeiras medidas da Petrobras para tentar conter a disseminação do coronavírus, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) criticam as ações da companhia e exigem maior diálogo com a categoria, sob risco de realizarem uma nova greve.

A Federação Nacional reivindica que os serviços da Petrobras sejam reduzidos ao essencial, para reduzir a circulação nas unidades da companhia.

“Com a quantidade de pessoas que ainda circulam sem necessidade pela empresa, podemos ser vetores de transmissão, além da hipótese de provocar um adoecimento generalizado que inviabilizaria a continuidade operacional”, disse a federação.

Outra crítica é a ajuda limitada da Petrobras à sociedade. “Com o preço atual, muita gente pode morrer de fome num cenário em que haverá uma diminuição brutal das atividades econômicas, com aumento do desemprego e falta de renda”, destaca a federação

A FUP também critica a Petrobras “pelas medidas desumanas adotadas pela gestão para manter a produção a qualquer custo”, dizendo que a estatal mantém “clausura para os trabalhadores embarcados”.

Medidas

A Petrobras, que anunciou dotação de 600 mil testes para covid-19, já anunciou uma série de medidas para ajudar no combate do coronavírus, colocando em trabalho remoto e isolando os colaboradores que retornam de viagens.

“Todas as orientações dos órgãos governamentais estão sendo rigorosamente seguidas e amplamente divulgadas aos públicos internos e externo”, informou a companhia.

A companhia anunciou ainda uma série de medidas para enfrentar a crise trazida pela queda da demanda provocada pelo coronavírus, como corte de produção, hibernação de plataformas, corte de investimentos, suspensão de contratações e postergação de algumas atividades como interligação de poços.

*Com informações do Estadão Conteúdo