Correligionários de Lula esperam sua chegada no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

  • Por Estadão Conteúdo
  • 24/01/2018 08h47
HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO CONTEÚDO Mais de uma centena de simpatizantes do líder petista já chegaram ao local

O sindicato dos metalúrgicos do ABC, local onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai acompanhar o julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de Porto Alegre, tem um começo de manhã movimentada nesta quarta-feira. Mais de uma centena de simpatizantes do líder petista já chegaram ao local e praticamente fecham o cruzamento das ruas na esquina onde o sindicato se localiza, enquanto aguardam a chegada de Lula.

Porto Velho

Em Porto Velho, manifestantes estão desde às 4h numa vigília “em defesa da democracia e direito de Lula ser candidato”, em frente à sede da Justiça Federal de Primeiro Grau em Rondônia. Participam do ato integrantes do PT, movimentos sociais, centrais sindicais e simpatizantes. Com duas horas de diferença de Brasília, em Porto Velho, o julgamento começará às 6h30 no horário local (8h30 em Brasília).

O movimento foi organizado pelo Coletivo de Mulheres do Partido dos Trabalhadores de Rondônia, Frente Brasil Popular e PC do B. Segundo Ernani Coelho, secretário de organização, o grupo irá permanecer até o final do julgamento.

“Espera-se que prevaleça a razão, mas como o julgamento tem sido meramente uma ação política a possibilidade de se passar por cima de todos os ritos legais e chegar em uma condenação é uma realidade. Mas estamos aqui em vigília pelo companheiro Lula”, disse.

O ex-presidente foi condenado em julho a nove anos e meio no caso do tríplex do Guarujá (SP). Segundo a Justiça, o apartamento teve a reforma paga pela empreiteira OAS, que recebeu em troca vantagens indevidas. Lula nega irregularidades. Se a sentença for confirmada pelo TRF-4, Lula pode ficar inelegível pela lei da Ficha Limpa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.