Corrupção é método de governança, considera Gilmar Mendes

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2015 08h00
Antonio Cruz/Agência Brasil Antonio Cruz/Agência Brasil Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã da Jovem Pan nesta quarta-feira (05), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, se diz espantado com as descobertas dos casos de desvio de dinheiro. “Nós todos estamos chocado e tristes com essa descoberta e vimos quão modesto foi o Mensalão em relação a este Petrolão e agora Eletrolão e outros ‘ãos’”, e ressalta, “a mim parece que isso é um método de governança”.

O ministro tomou parte no julgamento do Mensalão em 2012 e considera que o escândalo já julgado e os atuais têm a mesma origem. “Todo tipo de prática está associada a essa concepção de que o Estado de alguma lhes pertence, então me parece que são irmãos gêmeos e por isso tem a mesma raiz e o mesmo DNA”, aponta.

Mendes também destaca que o país nunca viu “tamanho festival de dinheiro” e compara os bilhões de reais desviados de contratos da Petrobras com os milhões de propina para participantes do esquema do início dos anos 2000. “Se voltássemos a julgar o Mensalão, ele deveria ser julgado em um juizado de pequenas causas, tendo em vista a dimensão do Petrolão”, satiriza.

No entanto, o ministro acredita que essas investigações possam mudar a noção errônea de posse do Estado, mas, para isso, são necessárias mais mudanças: “é preciso aparelhar mais as instituições, dificultar o aparelhamento do Estado, profissionalizar a gestão e talvez os partidos que tem essa ideologia, que confundem o público e o privado, tivessem que fazer uma análise”.

Ouça entrevista completa no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.