Covas anuncia rodízio 24 horas e mais restritivo em SP; confira novas regras

  • Por Jovem Pan
  • 07/05/2020 11h23 - Atualizado em 07/05/2020 11h54
Gabriel Jabur/ Agência Brasil Trânsito A medida será mais restritiva que o comum: valerá por 24 horas e em todo o território, não apenas no centro expandido

O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, anunciou nesta quinta-feira (7) a volta do rodízio no município a partir da segunda-feira (11). A medida será mais restritiva que o comum: valerá por 24 horas e em todo o território, não apenas no centro expandido.

A restrição dos veículos nas ruas também valerá aos sábados e domingos, ao contrário das regras comuns. Porém as exceções continuam as mesmas: carros da polícia, do Exército, da Saúde e também dos profissionais da área da saúde circularão normalmente.

Nos dias pares, apenas carros com placas finais 0, 2, 4, 6 e 8 poderão circular. Nos dias ímpares será a vez das placas que terminam em 1, 3, 5, 7 e 9.

“Essa medida é necessária para continuar a restringir a população e aproveitar o que tivemos nos últimos dias em relação a melhora na qualidade do ar. Estudos demonstram que isso também ajuda no combate a doenças respiratórias, então também ajuda a reduzir a quantidade de mortos”, disse Covas.

Covas anunciou também a volta da zona máxima de restrição para caminhões, excluindo os que sejam de abastecimento ou ligados a saúde.

O prefeito também reforçou que todas ações tomadas desde fevereiro evitaram cerca de 30 mil mortes na cidade. “Apesar de somarmos 4 mil mortes confirmadas e suspeitas, é preciso lembrar que a gente já salvou 30 mil vidas com elas. A preservação da vida continua sendo o bem maior a ser tutelado.”

Por conta das medidas, a partir de segunda-feira também serão acrescentados mil ônibus em circulação na rede municipal. Outros 600 ainda ficarão nos bolsões para caso a Sptrans observe necessidade em utilizá-los.

De acordo com Bruno Covas, essa é uma tentativa de evitar decretar o bloqueio total da circulação — conhecido como lockdown.

Cadastro para trabalhadores da área da Saúde

O secretário municipal de Mobilidade e Transporte, Edson Caram, disse que profissionais da área a saúde precisarão cadastrar seus carros para ter a isenção da multa.

Hospitais, prestadores de serviço e outros comércios do setor deverão enviar ao e-mail isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br os seguintes dados: nome, CPF, nome do estabelecimento que trabalha e a placa do carro.

Essas pessoas terão 10 dias para realizarem o cadastro e eventuais multas levadas serão excluídas da autuação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.