Covid-19: Médicos podem denunciar condições de trabalho em hospitais

Site criado pelo CFM vai colher, por exemplo, informações sobre eventual falta de leitos e equipamentos de proteção

  • Por Jovem Pan
  • 30/03/2020 16h44 - Atualizado em 31/03/2020 08h29
EFE/Luis Tejido Os relatos processados pelo sistema serão direcionados pelo CFM aos departamentos de fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) criou uma plataforma na internet para que médicos com pacientes vítimas da Covid-19 possam relatar más condições de trabalho em hospitais da rede pública ou privada, postos de saúde, prontos socorros e unidades de pronto atendimento.

O site entrou em funcionamento nesta segunda-feira (30) e colhe informações sobre eventual falta de leitos, dificuldade das unidades em fazer exames, problema de triagem de pacientes, falta de profissionais de saúde nas equipes e até falta de pessoal de apoio.

Além de falhas na infraestrutura de atendimento, a plataforma permite o registro da indisponibilidade pontual, ou do não fornecimento, de equipamentos de proteção individuais (EPIs) como máscaras e luvas, avental, gorro, óculos e protetor facial — obrigatórios para o enfrentamento de epidemias, como a doença provocada pelo novo coronavírus.

Os relatos processados pelo sistema serão direcionados pelo CFM aos departamentos de fiscalização dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). De acordo com nota à imprensa, “com base nessas informações, os CRMs tentarão solucionar os problemas junto aos gestores locais e poderão realizar fiscalizações”.

Para acessar a plataforma exclusiva a médicos e reportar falhas no atendimento a pacientes da Covid-19, o profissional deverá se identificar com número do CRM, CPF e estado onde mora.

* Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.