Covid-19: OMS espera que Brasil continue a informar números diários da pandemia

A organização disse que tem acesso a ‘dados extremamente detalhados’ do Brasil e que a transparência desses números ajuda a população a ‘gerenciar seus riscos’

  • Por Jovem Pan
  • 08/06/2020 14h40 - Atualizado em 09/06/2020 07h44
Salvatore Di Nolfi/EFE Michael Ryan, diretor do programa de emergências da OMS

Diretor executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan afirmou que a entidade acredita que o Brasil continuará a informar seus números diários sobre a pandemia da Covid-19.

“Nosso entendimento é que o governo do Brasil continuará a reportar os importantes números diários, de uma maneira desagregada”, disse ele durante entrevista coletiva, acrescentando que a OMS tem tido acesso a “dados extremamente detalhados” da Organização Pan-Americana (Opas) e do próprio País sobre os números brasileiros. “Esperamos realmente que isso continue.”

Ryan lembrou que o Brasil é um país “muito grande, tem uma população muito diversa, parte dela muito vulnerável, particularmente em áreas urbanas, populações indígenas e outras”

Além disso, afirmou que a OMS “continuará a apoiar o Brasil, e o povo do Brasil” na luta contra a doença.

“É, porém, ao mesmo tempo muito importante que as mensagens sobre transparência e compartilhamento de informação sejam consistentes e que possamos confiar nas informações dos nossos parceiros do Brasil”, enfatizou, lembrando que isso é importante também para que a população possa “gerenciar seus riscos”.

A autoridade pediu que “qualquer confusão que exista possa ser resolvida” em relação aos números e que os governos federal e estaduais possam continuar a se comunicar “de modo transparente com seus cidadãos a fim de acabar com essa pandemia o mais rápido possível”.

A mudança na contagem de casos e óbitos por Covid-19 provocada pelo Ministério da Saúde vem gerando críticas. Nos últimos dias, a pasta passou a informar apenas os números das últimas 24 horas, após às 22h – não há mais informações sobre o total de mortos pela doença provocada pelo novo coronavírus.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.