CPI da Petrobras ouvirá ministro da Justiça e advogado-geral da União

  • Por Agência Câmara Notícias
  • 13/07/2015 17h37
Montagem/Folhapress e Reuters José Eduardo Cardozo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras ouve nesta quarta-feira (15) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ele foi convocado para dar explicações sobre o caso das escutas clandestinas encontradas na cela do doleiro Alberto Youssef na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

A audiência, proposta pelos deputados do DEM Onyx Lorenzoni (RS) e Efraim Filho (PB), de Cardozo será realizada às 14h30. O local ainda não foi definido.

Adams e Simão

Na quinta-feira (16), serão ouvidos o advogado-geral da União (AGU), Luiz Inácio Adams; e o ministro Valdir Moysés Simão, da Controladoria Geral da União (CGU).

Adams e Simão foram convocados para falar dos acordos de leniência feitos com empresas acusadas de desvio de dinheiro e pagamento de propina pela Operação Lava Jato.

Esses depoimentos – solicitados pelos deputados Carlos Marun (PMDB-MS) , Lorenzoni, Efraim Filho, Mendonça Filho (DEM-PE) e Celso Pansera (PMDB-RJ) – estão marcados para as 9h30, em local a definir.

Pansera quer ainda que Simão explique porque as denúncias do ex-diretor da SBM Offshore Jonathan Taylor não foram investigadas imediatamente pela Controladoria.

Em depoimento à CPI em Londres, Taylor, que durante nove anos trabalhou na SBM, disse que a empresa pode ter feito pagamentos de mais de 92 milhões de dólares em propina em troca de contratos com a estatal entre 2003 e 2011.

Ele chegou a este valor com base nos 193 milhões de dólares que o representante da SBM no Brasil, Júlio Faerman, recebeu como comissão pelos contratos com a Petrobras nesse período. Segundo o advogado, 2/3 deste total eram destinados ao pagamento de propina. Ele disse ter fornecido essas informações à CGU, no ano passado, e acusou o órgão de não ter investigado o caso.

“O órgão encarregado do controle interno do Poder Executivo federal só anunciou a abertura de processo contra a SBM após o segundo turno da eleição presidencial”, reclamam Onyx Lorenzoni e Efraim Filho.

Viúva de Janene

Na terça-feira (14), os parlamentares vão ouvir a viúva do ex-deputado José Janene, Stael Fernanda Janene, às 9h30, no plenário 14.

A viúva de José Janene foi convocada para falar do relacionamento do ex-deputado com o doleiro Alberto Youssef, que acusa Janene, morto em 2010, de ser o mentor do esquema de cobrança de propina na Petrobras.

A audiência foi pedida pelo deputado Altineu Côrtes (PR-RJ).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.