CPI para apurar tragédia de Brumadinho é instaurada pela Assembleia de Minas Gerais

  • Por Jovem Pan
  • 19/03/2019 22h00 - Atualizado em 19/03/2019 22h27
Sarah Torres/ALMG Deputados mineiros participaram da primeira reunião da CPI de Brumadinho

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais instaurou nesta terça-feira (19) a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar as causas do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, em Brumadinho, ocorrida no dia 25 de janeiro.

Após a eleição do comando da CPI, foram aprovados requerimentos que vão nortear a investigação. Entre eles estão: pedido à Vale dos relatórios de avaliações de segurança da barragem referentes aos últimos cinco anos e criação de um disque denúncia para receber informações que ajudem nas apurações.

A comissão tem o prazo de 120 dias para concluir os trabalhos, prorrogáveis por mais 60 dias. Segundo o deputado André Quintão (PT), relator da CPI, além de apurar as causas e os responsáveis pela tragédia, a comissão deverá definir as ações de reparação e propor aperfeiçoamentos da legislação.

E na primeira reunião, a CPI aprovou a convocação do presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, de diretores e funcionários da mineradora, bem como de funcionários de empresas terceirizadas.

A CPI se reunirá às quintas-feiras, com possibilidade de realizar sessões também às segundas-feiras.

Com informações de Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.