Criminosos são presos após informações concedidas por app de transporte na Grande SP

  • Por Jovem Pan
  • 26/07/2017 17h21 - Atualizado em 26/07/2017 17h50
Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas Oswaldo Corneti/ Fotos Públicas De acordo com Rodrigo Paiva, o trabalho não começa somente na ocorrência de um crime, mas sim, no momento do cadastro do usuário

Um motorista que trabalha com o aplicativo 99 foi assaltado e baleado na última segunda-feira (24), após ir atender um chamado do app. Graças à ajuda da empresa, que forneceu um algorítimo de inteligência artificial para a polícia, os criminosos foram localizados e presos nesta quarta-feira (26).

O diretor de Inteligência da 99, Rodrigo Paiva, elogiou o trabalho do 2º DP de Diadema, que apreendeu um menor de idade e prendeu uma mulher, e disse que somente com o e-mail e o telefone do passageiro fornecido no cadastro, já facilita o acesso ao usuário.

“A 99 colocou segurança no DNA do aplicativo. Hoje, quando a pessoa coloca o e-mail, ele sendo verdadeiro ou falso, e o número de telefone, só essas duas informações já dão uma infinidade de cruzamentos pra nós. Além disso, em alguns cenários, nós pegamos mais informações para complementar esse cadastro”, contou o diretor da 99.

Segundo Paiva, não é possível revelar como é feito todo o processo desses cruzamentos, já que é necessário que essa inteligência tenha sigilo para evitar que criminosos tenham acesso. De acordo com ele, o trabalho não começa somente na ocorrência de um crime, mas sim, no momento do cadastro do usuário.

“Nós fazemos um trabalho preventivo para que passageiros mal intencionados não entrem no carro. E, caso eles entrem e ocorra um incidente, nós fazemos um trabalho junto ao poder público para poder prender esses criminosos”, explicou.

O diretor de Inteligência da 99 disse ainda que o criminoso chegou a colocar dados que foram confirmados como verídicos no momento do cadastro no aplicativo.

Confira no áudio acima a entrevista completa de Rodrigo Paiva.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.