Crivella ameaça suspender circulação do BRT no Rio de Janeiro

  • Por Jovem Pan
  • 19/03/2020 17h14
Arquivo/Agência Brasil Marcelo Crivella determinou que BRT não circule com lotação máxima

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou hoje que o BRT poderá ser suspenso por 24 horas caso a recomendação para que a lotação dos veículos para evitar a transmissão do coronavírus não seja cumprida.

“Se, com essas medidas, houver a desobediência civil dos empresários, dos operadores do sistema e dos passageiros, o BRT será suspenso. Esperamos que isso nunca ocorra. Isso será um fracasso nosso como sociedade. Porém, se fracassarmos, o BRT será suspenso por 24 horas e, depois, inclusive, por períodos mais longos”, alertou o prefeito.

O BRT liga a zona sul, onde há mais casos de Covid-19, à zona oeste do Rio de Janeiro.

Em portaria publicada nesta terça-feira, 17, o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) determinou que os veículos de transportes públicos e de empresas de turismo que circulem na região metropolitana do Rio transportem apenas passageiros sentados. A medida, no entanto, vem sendo descumprida, segundo Crivella.

“Mais uma vez, peço aos motoristas que, por gentileza, não parem no ponto de ônibus quando seu veículo estiver com todo os assentos lotados. Se o ônibus ficar cheio, o motorista tem autoridade para parar o ônibus, colocar a chave no bolso e se negar a continuar. Em defesa da vida das pessoas que estão ali e da sua própria”, disse.

Fiscalização

A fiscalização do transporte público deve ser intensificada nos próximos dias. Para isso, o prefeito enviou nesta quinta, 19, à Câmara Municipal um pedido de alteração de escala dos guardas municipais, das atuais 60 horas de folga para cada 12 trabalhadas; para 36 horas de folga para cada 12 horas trabalhadas. A medida é enquanto durar o combate à pandemia.

Com o aumento da jornada, será possível intensificar a fiscalização, segundo o prefeito. Para evitar a lotação, Crivella pede que todos os veículos das frotas estejam em circulação. “Faço um apelo aos empresários. Nós não estamos priorizando o lucro de ninguém, estamos priorizando a vida das pessoas, de tal maneira que os ônibus devem circular, todos eles devem ir para as ruas. Isso vai diminuir o intervalo entre eles”.

O BRT Rio já informou que o número de passageiros caiu cerca de 30% em relação a semana passada.

Em nota, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), que congrega as empresas operadoras do transporte rodoviário de passageiros do município do Rio e sistema BRT, disse que trabalha “Faço um apelo aos empresários. Nós não estamos priorizando o lucro de ninguém, estamos priorizando a vida das pessoas, de tal maneira que os ônibus devem circular, todos eles devem ir para as ruas. Isso vai diminuir o intervalo entre eles”, disse.

Saúde

Além das medidas sobre transporte público, o prefeito do Rio anunciou que 280 enfermeiros e técnicos em enfermagem vão ser convocados para atuar na rede pública municipal. São profissionais já aprovados em concurso público que aguardavam na lista de espera.

Além disso, para atender pacientes graves, a cidade deve receber 800 respiradores. Em abril, devem chegar 200 e o restante, em maio. O município contou ainda com a com ajuda federal, que adquiriu também respiradores.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.