Cunha e Mendes discutem agravamento da crise e falam em impeachment

  • Por Jovem Pan
  • 14/07/2015 12h28
Rodrigo Ramon/JP Presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se reuniu com o ministro do STF Gilmar Mendes e com o deputado Paulinho da Força (SD-SP) no último dia 9 para discutirem o agravamento da crise política do país. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a conversa teria passado pela possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Um dos assuntos foi a investigação da campanha da chapa PT/PMDB de 2014, que é acusada de abuso de poder e financiamento irregular. No entanto, a conclusão teria sido que um pedido de cassação do mandato dificilmente seria aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que está dividido sobre o tema.

Outra possibilidade discutida foi a abertura de processo de impeachment na Câmara dos Deputados. Paulinha da Força teria avaliado que a única maneira de o projeto passar entre os parlamentares seria um acordo entre o vice-presidente Michel Temer (PMDB), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), o presidente do PSDB, Aécio Neves, e o próprio presidente da Câmara. Segundo essa lógica, Temer teria que governar de forma a compartilhar o poder com Cunha e Calheiros até a eleição presidencial de 2018. Porém, essa estratégia só poderá tomar forma caso o Tribunal de Contas da União reprovasse as contas públicas do governo, abrindo caminho para uma análise mais crítica do Congresso.

Cunha negou ter abordado a questão no encontro, já Gilmar Mendes afirmou que o assunto foi discutido apenas de forma superficial, uma vez que o mote era o Código de Processo Civil.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.