Cunha quer comissão do impeachment instalada já nesta semana
O comentarista político Jovem Pan Fernando Rodrigues conversou de maneira exclusiva com Eduardo Cunha na manhã desta segunda (14).
A Comissão processante do impeachment será instalada já nesta semana, até sexta (18), garante o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O Supremo Tribunal Federal vai julgar o rito do impeachment apenas na quarta-feira (16). Depois, os partidos políticos ainda precisam indicar seus deputados que comporão a comissão. Geralmente há alguns dias de prazo para isso acontecer, devido à negociação política.
Cunha, porém, quer instalar a comissão que analisa o pedido de impedimento de Dilma Rousseff com ou sem os líderes indicados.
O presidente da Câmara entende que, com mais da metade dos integrantes da comissão indicados (33 dos 65 necessários), já é possível abrir dar início a ela. Para Cunha, seria “suicídio” político algum partido fazer alguma manobra para atrasar processo, diz Rodrigues em seu blog.
O presidente e o relator já estariam eleitos dentro desse colegiado até o final da semana.
O rito
depois que a comissão é instalada, o processo é rápido. São dadas 10 sessões para a presidente da República apresentar sua defesa. A Comissão é obrigada, segundo o regimento, a apresentar um parecer em 5 sessões depois disso.
Depois, em 48 horas o plenário da Câmara deve votar o parecer da comissão. Com o voto de dois terços dos 513 deputados (342 votos), Dilma seria afastada. Depois, a decisão ainda precisa ser ratificada no Senado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.