Currículo de Witzel cita falso doutorado na universidade de Harvard

  • Por Jovem Pan
  • 22/05/2019 16h46 - Atualizado em 22/05/2019 20h27
Fernando Frazão - Agência Brasil Assessoria de imprensa do governador garantiu que informação será corrigida

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), informou em seu currículo Lattes que parte de seu curso de doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) foi feito na universidade norte-americana de Harvard. Acontece que ele nunca estudou por lá. A denúncia foi feita nesta quarta-feira (22) pelo jornal O Globo.

Questionada sobre o engano, a assessoria de imprensa do governador explicou que o registro na plataforma digital dizia respeito a uma “intenção” de Witzel no momento em que começou o doutorado, em 2015, quando ainda era juiz federal. Garantiu ainda que a informação será corrigida.

A assessoria de comunicação da UFF, por sua vez, confirmou que o governador está cursando o doutorado na instituição. Segundo ela, no entanto, ele nunca pediu para participar da seleção que escolhe os alunos que seriam enviados a Harvard com bolsa paga pelo governo brasileiro. Essas inscrições estiveram abertas entre 2015 e 2018.

Sobre o doutorado

O governador estuda em seu doutorado o tema “judicialização da política” no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia e tem até 31 de agosto para defender sua tese e concluir o curso. A rigor, deveria ter concluído o doutorado em fevereiro, mas pediu à instituição uma prorrogação de seis meses – extensão de prazo que pode ser solicitada por qualquer aluno.

Sobre o currículo

O currículo de Witzel registra ainda uma especialização em direito empresarial, além de um mestrado em Direito Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo – o que foi confirmado pela instituição. De acordo com a assessoria do governador, todas as demais informações do currículo estão corretas.

Atualização

Na noite desta quarta, Witzel compartilhou um vídeo em suas redes sociais confirmando a explicação de sua assessoria de imprensa. “O projeto de estudar em Harvard foi planejado antes da eleição e, portanto, teve que ser interrompido. Ainda assim, sigo no doutorado”, disse o governador.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.