Datafolha: 77% dos brasileiros querem a cassação de Eduardo Cunha

  • Por Jovem Pan
  • 10/04/2016 11h00

O presidente da Câmara dos Deputados Antonio Cruz/Agência Brasil O presidente da Câmara dos Deputados

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (10) revela que três a cada quatro brasileiros (77%) são favoráveis à cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados e réu no Supremo Tribunal Federal (STF), acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. São contrários 11%.

Na pesquisa anterior, 80% defendiam a cassação de Cunha, contra 8% contrários. Em dezembro do ano passado, quando o presidente da Câmara acatou o processo de impeachment contra Dilma, Eduardo Cunha tinha a mais alta desaprovação e torcida pela renúncia: 82%.

O estudo revela também que Cunha tem maior rejeição entre quem tem renda familiar de 5 a 10 salários mínimos (88%), os mais ricos (94%), os mais escolarizados (84%) e os homens (82%).

Número pouco menor mas semelhante ao da cassação, 73% dos brasileiros defendem a renúncia de Cunha, contra 15% que acreditam que ele não deveria deixar o cargo de deputado federal. Não opinaram 12% dos entrevistados.

Eduardo Cunha é acusado por delatores da Lava Jato, como o lobista Fernando Baiano, de ter recebido R$ 5 milhões em dinheiro em seu escritório no Rio de Janeiro. Já o consultor Julio Camargo disse que Cunha pediu US$ 5 milhões de propina por contrato de navio-sonda da Petrobras. Valor semelhante teria sido depositado em conta do presidente da Câmara na Suíça.

Apesar das denúncias, a acusação que pede a cassação de Cunha no Conselho de Ética da Câmara diz respeito a ele ter mentido em depoimento na Casa. Em março de 2015, quando primeiro foi citado na Lava Jato, Cunha depôs à CPI da Petrobras e negou ter contas no exterior, o que mais tarde foi negado. Por meio de manobras e atuação de aliados no Conselho, o presidente da Câmara tem conseguido adiar a votação do processo contra ele.

Congresso

Não apenas Eduardo Cunha está na berlinda da avaliação dos brasileiros. O trabalho do Congresso Nacional em geral é desaprovado por 41% dos entrevistados pelo Datafolha. Consideram a atuação do Legistativo “regular” 43% dos brasileiros.

Lava Jato e Moro

Mais da metade dos brasileiros (55%) creem que a Operação Lava Jato investigará até o fim políticos envolvidos em corrupção no esquema. Por outro lado, 38% avaliam que a Operação terminará sem resultados concretos.

O trabalho do juiz federal do Paraná Sergio Moro, responsável por julgar casos da Lava Jato na primeira instância, é aprovado por 64% dos brasileiros, mesmo patamar do levantamento anterior, de março (65%). Para 16% dos entrevistados, o desempenho de Moro é regular e 13% desaprovam-no. Oito por cento não opinaram.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.