Defesa Civil de SP emite alerta de tempestades entre terça e quinta-feira
O fenômeno é provocado pela formação de um ciclone extratropical na região Sul do país, que já influencia o tempo em São Paulo com queda de temperatura e garoa
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de tempestade válido para todas as regiões do estado entre esta terça-feira (12) e a próxima quinta-feira (14). O fenômeno é provocado pela formação de um ciclone extratropical na região Sul do país, que já influencia o tempo em São Paulo com queda de temperatura e garoa.
Para monitorar a situação, a Defesa Civil instalou um gabinete de crise. A previsão indica condições severas com chuvas volumosas, rajadas de vento intensas e possibilidade de queda de granizo em todo o território paulista.
Previsão detalhada
-
Terça-feira: A expectativa é de chuvas mais intensas e volumosas na divisa com o Paraná, na área central do estado, na faixa leste, na Região Metropolitana e no litoral. Há risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra.
-
Quarta-feira: O alerta se concentra em ventos muito fortes, especialmente na região leste do estado, onde as rajadas podem superar os 90 km/h. A previsão aponta para um alto potencial de queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
-
Quinta-feira: O ciclone começa a se afastar e o risco de temporais diminui. No entanto, ainda são esperadas fortes rajadas de vento em Campinas, Região Metropolitana, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
As autoridades recomendam que a população evite áreas de risco e tome precauções durante os deslocamentos.
*Com informações de Marcelo Mattos
*Reportagem produzida com auxílio de IA


Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.