Defesa de presidente da Odebrecht entra com pedido de habeas corpus no STJ

  • Por Agência Brasil
  • 23/07/2015 15h24
CURITIBA, PR, 20.06.2015: OPERAÇÃO-LAVA JATO - Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht, é encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba (PR), na manhã deste sábado. Marcelo foi detido durante ação da 14ª fase da Operação Lava Jato batizada de Erga Omnes (do latim, Contra Todos) e está sendo cumprida em quatro estados. (Foto: Gisele Pimenta/Frame/Folhapress) Folhapress Marcelo Odebrecht

A defesa do presidente da empreiteira Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, entrou nesta quinta-feira (23) com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Marcelo está preso desde o mês passado na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, em função das investigações da 14ª fase da Operação Lava Jato. Devido ao período de recesso no tribunal, a liminar será decidida pelo ministro Francisco Falcão, presidente do STJ.

Na segunda-feira (20), o executivo e mais sete investigados ligados à empreiteira foram indiciados pela Polícia Federal pelos crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro, praticados em contratos para compra de sondas de perfuração da Petrobras.  Antes de recorrer ao STJ, Marcelo teve pedido de liberdade rejeitado pela Justiça Federal.

A defesa do executivo sustenta que a prisão preventiva não se justifica porque ele não foi acusado por nenhum dos delatores, não ameaçou testemunhas, nem ocultou provas. Após o indiciamento, a Odebrecht informou, por meio de nota, que a medida não tem fundamento sólido e que as defesas de Marcelo Odebrecht, Marcio Faria, Rogerio Araújo, Alexandrino Alencar e Cesar Rocha, executivos da empresa, “aguardarão a oportunidade de exercer plenamente o contraditório e o direito de defesa”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.