Demian Fiocca nega tráfico de influência de Lula em empréstimos do BNDES

  • Por Agência Câmara Notícias
  • 03/09/2015 14h54
SÃO PAULO,SP,22.06.2015:INSITUTO-LULA-CONFERÊNCIA - O Instituto Lula realiza nesta segunda-feira (22), a conferência ?Novos desafios da democracia?, seguido de debate com o ex-presidente do Governo da Espanha, Felipe González. O evento, realizado em parceria com as Fundações Friedrich Ebert e Perseu Abramo, conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress) Folhapress Ex-presidente Lula durante o seminário "Novos Desafios da Democracia"

Assim como atuais dirigentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o ex-presidente do banco Demian Fiocca negou tráfico de influência do ex-presidente da República Luiz Inácio da Silva na liberação de investimentos da instituição. Apesar da insistência de deputados da oposição no tema, Fiocca reafirmou o caráter “impessoal e republicano” das decisões do banco, durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura supostas irregularidades em operações da instituição.

Em relação a empréstimos a empreiteiras e a financiamentos a empresas brasileiras para empreendimentos no exterior – como Venezuela, Equador e Angola, por exemplo –, o ex-presidente garantiu que o risco não é alto e que não tem informação sobre eventual default (não pagamento).

Mantega

O presidente da CPI, deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) anunciou há pouco o adiamento do depoimento do ex-presidente do BNDES Guido Mantega, também ex-ministro do Planejamento e da Fazenda. Ele foi convocado para comparecer à comissão, na série de audiências públicas com ex-presidentes do banco. O depoimento estava marcado para a próxima terça-feira (8), mas foi adiado para 29 de setembro, a pedido de Mantega, para acompanhamento do tratamento de quimioterapia da esposa.

O relator da comissão, deputado José Rocha (PR-BA), também anunciou que vai abrir mão dos depoimentos de alguns diretores do BNDES inicialmente convocados. A intenção de Rocha é focar as investigações para acelerar os trabalhos da comissão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.