Denúncia contra Cunha está sendo redigida e deve ser apresentada ainda nesta quarta, diz jornal
O presidente da Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos DeputadosEduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados e investigado na Operação Lava Jato, deve ser denunciado ainda nesta quarta-feira pelo Ministério Público Federal (MPF), informa o jornal O Globo. O texto da denúncia estaria sendo redigido.
No segunda-feira, o comentarista político da Jovem Pan Fernando Rodrigues já havia antecipado que dois políticos estariam para ser denunciados nesta semana.
Cunha será denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro, segundo a publicação. O empresário e lobista Júlio Camargo, da Toyo Setal, disse que Cunha pediu US$ 5 milhões em propina. A delação de Camargo sustenta a denúncia do MPF. O presidente da Câmara nega veementemente as acusações.
Os subornos teriam sido pagos para facilitar o contrato de navios-sonda da Samsung Heavy Industries com a diretoria internacional, comandada por Nestor Cerveró. O ex-diretor Cerveró foi condenado nesta semana a mais de 12 anos de prisão, junto com Fernando Baiano e o próprio Júlio Camargo.
O Ministério Público da Suíça ajudou nas investigações e na obtenção de provas.
O O Globo diz ainda que o senador Ciro Nogueira, presidente do PP, também será denunciado por Janot, o procurador-geral da República.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.