Deputado quer comemorar Dia do Combate à Corrupção em data da deflagração da Lava Jato
Um Projeto de Lei apresentado pelo deputado federal Sanderson (PSL-RS) quer instituir o Dia Nacional do Combate à Corrupção e às Organizações Criminosas no dia 17 de março.
A data coincide com a deflagração da operação Lava Jato pela Polícia Federal, em 17 de março de 2014. Considerada a maior operação de combate à corrupção na história do Brasil, a Lava Jato foi a responsável pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e do ex-presidente da Câmera dos Deputados Eduardo Cunha, entre outros políticos.
Na justificativa do projeto, o deputado ressalta que a data marca a “necessidade de valorizarmos a ética, a honestidade, a honradez e a decência nas relações
entre o público e o privado”.
Ele ainda afirma que o dia deve ser comemorado em 17 de março pois a Lava Jato é uma “ação que colocou o Brasil no rol de países comprometidos efetivamente comprometidos no enfrentando no combate à corrupção sistêmica”.
O PL 2815/2019 foi protocolado no dia 9 de maio e foi apensado ao PL 222/2019, que institui a Semana Nacional da Ética e da Cidadania, a ser comemorada na primeira semana de junho.
Esta é uma das 67 propostas que o deputado Sanderson apresentou neste ano. Entre outros Projetos de Lei feitos pelo parlamentar, estão o 2681/2019, que aumenta a pena para crime de abigeato (furto ou subtração de animais); o 2678/2019, que autoriza o porte de arma de fogo para os oficiais de Justiça e agentes socioeducativos; e o 2569/2019, que confere ao município gaúcho de Santo Ângelo o título de Capital Nacional do Milho.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.