Deputados dizem que parecer sobre recurso de Eduardo Cunha é frágil

  • Por Estadão Conteúdo
  • 06/07/2016 15h47
17/04/2016- Brasília- DF, Brasil- Sessão especial para votação do parecer do dep. Jovair Arantes (PTB-GO), aprovado em comissão especial, que recomenda a abertura do processo de impeachment da presidente da República. Na foto, o presidente da Câmara dos Deputados, dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Foto: Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados Nilton Bastian/Câmara dos Deputados Eduardo Cunha na Câmara - ag camara

Parlamentares que defendem a cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) concluíram que o parecer do relator Ronaldo Fonseca (PROS-RJ) sobre o recurso do peemedebista é frágil e que não há motivo para anular a sessão que aprovou o pedido de cassação no Conselho de Ética da Câmara. Para eles, o objetivo do recurso na Comissão de Constituição e Justiça é protelar e evitar que o processo chegue ao plenário antes do recesso parlamentar.

“Cunha vai ser derrotado mais uma vez na CCJ. Depois dos muitos crimes que cometeu, não há outra saída senão a cassação do mandato”, disse o líder da Rede na Câmara, Alessandro Molon (RJ) O deputado considerou “gravíssima” a solicitação no parecer pela anulação da votação no conselho e disse que o colegiado respeitou todas as regras, principalmente porque a votação com chamada nominal ocorreu em acordo unânime e o regimento não diz que chamada nominal só poderá ocorrer se o painel eletrônico estiver quebrado. “Os aliados querem evitar que a votação chegue ao plenário. Dizer que a chamada nominal provoca efeito manada insulta os parlamentares. Faz comparação com gado, diz que não temos opinião formada”, afirmou.

Relator do processo de cassação no conselho, o deputado Marcos Rogério (DEM-RO) negou que a chamada nominal tenha provocado um “efeito manada” em desfavor de Cunha. “O voto de Wladimir (Costa) foi definido antes da votação, em mensagens trocadas antes da votação. O fato de ser nominal, não reduz a transparência da votação. Qual é o prejuízo para o interesse processual? Nenhum”, afirmou. “Dizer que houve efeito manada quando os votos estavam 5×1 a favor do Cunha é uma alegação que não se sustenta”, concordou Júlio Delgado (PSB-MG).

Rogério disse ter ficado surpreso com o voto de Fonseca rejeitando 15 itens apontados por Cunha como irregulares. “Me surpreendeu positivamente em relação aos demais pontos”, enfatizou. O tucano Betinho Gomes (PE) considerou o relatório de Fonseca frágil e disse que a alegação do relator não se sustenta “A argumentação foi pífia”, disse. 

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) disse que os aliados de Cunha continuam tentando manobrar com o recurso para protelar. “Não dá para aceitar essa manobra totalmente infundada. (O processo de votação) Foi límpido, transparente, cada deputado pode se manifestar. Foi assim em todas as votações. Eles querem inovar para protelar”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.