Deputados entram com mandado para barrar candidatura de Rodrigo Maia

  • Por Jovem Pan
  • 30/01/2017 17h39
Agência Câmara Júlio Delgado

Os deputados Rogério Rosso (PSD-DF), Júlio Delgado (PSB-MG), Jovair Arantes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE) assinaram nesta segunda-feira com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar barrar a candidatura do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à reeleição. Os quatro são candidatos ao comando da Casa.

Delgado, que foi o responsável por ir ao STF para entrar com um mandado de segurança, diz que, em dezembro de 2016, o democrata emitiu um ato que define o rito, data e procedimentos da eleição. Para o deputado do PSB, o presidente da Câmara não tem o direito de assinar uma decisão que diz respeito a sua própria candidatura.

“Busca-se impedir a candidatura do atual presidente da Câmara não por medo das urnas, mas pelo dever de proteção e obediência à Constituição Federal. Candidatura viciada expõe a Casa das Leis, ameaça o Estado Democrático de Direito”, diz a peça.

Apesar de ter nove siglas com apoio declarado à sua candidatura, Maia ainda não se lançou de maneira oficial para a disputa, mas trabalha nos bastidores em função desse suporte. Se ele registrar-se como candidato, o mandado pedido pelos seus concorrentes pedem uma suspensão da eleição na Casa, já que o ato se tornaria inválido, na visão de Delgado.

O pleito na Câmara dos Deputados está marcado para a próxima quinta-feira (2). A ação também pede a suspensão da eleição. Com o recesso do STF, a presidente ministra Cármen Lúcia que decidirá se vai atender o pedido de liminar para impedir a candidatura de Rodrigo Maia ou direcionar a questão para o Supremo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.