Dilma, Aécio, Lula e Marina se despedem de Eduardo Campos em missa em Recife

  • Por Agência Brasil
  • 17/08/2014 10h38
RECIFE, PE, 17.08.2014: VELÓRIO DE EDUARDO CAMPOS - Luiz Inácio Lula da Silva e Alexandre Padilha, no velório de Eduardo Campos. O enterro será amanhã e várias personalidades políticas devem passar pelo velório que ocorre no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo local. (Foto: Carlos Ezequiel Vannoni/JCM/ Fotoarena/Folhapress) Lula no Velório de Eduardo Campos no Palácio do Campo das Princesas, na área central do Recife, do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, e de dois integrantes da equipe - o assessor Carlos Percol e o fotógrafo Alexandre Severo - que morreram em um acidente aéreo em Santos (SP), na última quarta-feira (13). Recife/PE, Brasil 16/08/2014. (Foto: ) ORG XMIT: (26256)Velório de Eduardo Campo Carlos Ezequiel Vannoni/JCM/ Fotoarena/Folhapress Eduardo Campos é velado em Recife

Os principais candidatos às eleições presidenciais de outubro, a presidente Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), se despediram neste domingo em Recife de Eduardo Campos, que morreu na quarta-feira passada em um acidente aéreo.

Dilma e Aécio participaram de uma missa ao ar livre oficiada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Fernando Saburido, e à qual assistiram dezenas de milhares de cidadãos que renderam suas últimas homenagens ao ex-governador de Pernambuco.

Entre os presentes também estavam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visivelmente emocionado, e a ex-senadora e Marina Silva, candidata à vice-presidência na chapa comandada por Campos.

Embora o anúncio ainda não seja oficial, o PSB já considera Marina como a nova candidata a presidente e falta agora definir o nome de seu vice.

Marina Silva filiou-se ao PSB em setembro do ano passado, depois que não conseguiu registrar a tempo seu próprio partido, o Rede Sustentabilidade, para tentar pela segunda vez chegar à presidência, após ficar em terceira nas eleições de 2010, nas quais obteve 19 milhões de votos (20%).

Enquanto nos círculos políticos se discute qual pode ser o efeito da entrada de Marina na corrida presidencial, no centro de Recife o clima era de grande comoção.

Fotografias de Campos, mensagens de despedida, bandeiras do PSB e flores rodeavam o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, onde foi velado o corpo do candidato, assim como do jornalista Carlos Percol e do fotógrafo Alexandre Severo, que estavam na aeronave no momento do acidente ocorrido em Santos.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a fila para aproximar-se do caixão de Campos superava os três quilômetros de extensão.

O sepultamento acontecerá ainda esta tarde e Campos será enterrado ao lado de seu avô Miguel Arraes, reconhecido líder de esquerda que morreu em 13 de agosto de 2005, exatamente nove anos antes que seu neto. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.