Dilma anuncia reforma ministerial em Brasília; acompanhe ao vivo
A presidente Dilma Rousseff anuncia na manhã desta sexta-feira (2) cortes e trocas de ministérios, em reforma que estava prevista para setembro. Eram esperados ainda 10 cortes ou junções de ministérios. Eles devem ser realizados, mas duas novas pastas também devem ser criadas e o número de cadeiras na Esplanada ficará em 31, de acordo com o blog do jornalista Fernando Rodrigues. Acompanhe ao vivo o pronunciamento:
Expectativas
Antes do anúncio oficial, já se sabe sobre algumas mudanças. Renato Janine Ribeiro deixará a Educação, que será assumida por Aloizio Mercadante. Miguel Rossetto, atual secretário-geral, vai liderar a nova pasta que integrará os ministérios do Trabalho e da Previdência.
Ricardo Berzoini, que hoje está nas Comunicações, comandará a Secretaria-Geral. Os deputados Marcelo Castro (PMDB-PI) e Celso Pansera (PMDB-RJ) serão ministros da Saúde e de Ciência e Tecnologia.
O atual ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, assumirá mesmo o Ministério da Defesa, em lugar de Jaques Wagner, que vai para a Casa Civil, para substituir Aloizio Mercadante.
O deputado federal André Figueiredo (CE), líder do PDT na Câmara, confirmou que assimirá o Ministério das Comunicações no lugar de Berzoini.
Com informações da Agência Estado
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.