Dilma convida peemedebista para assumir articulação política

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2015 21h54
BRASÍLIA, DF - 06.01.2015: GOVERNO-MINISTÉRIO - Cerimônia de transmissão de cargo da Secretaria de Aviação Civil. O ministro Moreira Franco dá lugar ao novo ministro Eliseu Padilha, na sede da Anac em Brasília, nesta terça-feira. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress) Pedro Ladeira/Folhapress Eliseu Padilha

A presidente Dilma Rousseff convidou nesta segunda-feira (6) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil). A pasta é responsável pela articulação política do Governo.

A escolha do peemedebista é tida como uma tentativa do Governo de solucionar a guerra do PMDB com o Palácio do Planalto e garantir a aprovação das medidas referentes ao ajuste fiscal.

O convite foi feito após a posse do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Caso aceite, Padilha entra no lugar de Pepe Vargas (PT), que atualmente assume a pasta.

Por enquanto nada é definitivo, mas Padilha declarou estar “à disposição” do Governo.

Padilha foi ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso de 1997 a 2001. Antes foi secretário dos Negócios do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio grande do Sul. Eleito pela primeira vez deputado federal em 1994, ele está no quarto mandato. Na Câmara, integrou comissões como as de Constituição e Justiça, Finanças e Tributação, Educação e Minas e Energia.

Eliseu Lemos Padilha é natural de Canela (RS) e nasceu em 23 de dezembro de 1945. Ele é advogado e empresário. Filiou-se ao antigo MDB em 1966. Ele é considerado um dos melhores articuladores políticos do PMDB e do Congresso Nacional. O deputado não concorreu às eleições deste ano para se dedicar à campanha de Dilma Rousseff  e Michel Temer.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.