Dilma diz que “diálogo” será seu 1º compromisso após reeleição e fala em reforma política

  • Por Jovem Pan
  • 26/10/2014 22h37

Dilma Rousseff agradeceu ao apoio de Lula em discurso de vitória

Folhapress Dilma Rousseff em discurso da vitória

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou, em seu primeiro discurso depois do resultado das eleições, que o seu compromisso número um no novo mandato será a abertura para o diálogo. De acordo com ela, a sua reeleição deve ser vista como um voto de esperança dado pelo povo.

“Essa presidente está disposta ao diálogo e é esse o meu primeiro compromisso do segundo mandato: diálogo. Minhas amigas e meus amigos, toda eleição tem que ser vista como uma forma pacífica e segura de mudança de um país. Toda eleição é uma forma de mudança, principalmente para nós, que vivemos em uma das maiores democracias do mundo”, afirmou a presidente.

Dilma falou ainda que, entre as reformas que precisam ser feitas, a primeira e mais importante deve ser a política. A presidente afirmou que o assunto deve ser levado para a decisão popular, com a realização de um plebiscito. “Nós vamos encontrar a força e a legitimidade exigida nesse momento de transformação para levarmos à frente a reforma política”, afirma. “Quero discutir esse tema profundamente com o novo Congresso Nacional e com toda a população brasileira”.

Segundo a presidente, o resultado apertado nas urnas não significa uma divisão do país. “Não acredito, sinceramente, do fundo do meu coração, que essas eleições tenham dividido o país ao meio. Entendo, sim, que elas mobilizaram ideias e emoções, às vezes contraditórias, mas movidas por um sentimento comum que é a busca de um futuro melhor para o país. (…) O calor (…) da disputa deve ser transformado em energia construtiva de um novo momento do Brasil”, disse.

Dilma afirmou também que terá um compromisso rigoroso no combate à corrupção. De acordo com a petista, durante a campanha ela anunciou medidas que vão ser muito mais importantes para que a sociedade brasileira enfrente a corrupção e acabe com a impunidade no país. Dilma afirmou ainda que vai promover ações direcionadas à economia para garantir níveis altos de emprego e a valorização do salário do trabalhador.

Para Dilma, o carinho, o afeto, o amor e o apoio que recebeu nessa campanha deram a energia necessária para seguir em frente com muito mais dedicação. “Viva o Brasil, viva o povo brasileiro”, finalizou a presidente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.