Dilma e Aécio: confira os perfis dos candidatos à Presidência da República
Dilma Vana Rousseff, 66 anos, esse é o nome completo da candidata à reeleição da Presidência do Brasil.
Governabilidade, combate à corrupção, manter as promessas na área da educação, gestão do Pré-Sal e reformas em diversas áreas como a tributária e a política são desafios que, se reeleita, Dilma terá que gerenciar. Fora as eventualidades que virão a surgir.No que diz respeito à carreira e credenciais da candidata, pouca coisa limita sua capacidade de encarar de frente os dramas que se esperam. Independentemente de preferências políticas, o Brasil espera o sucesso de Dilma caso seja reeleita.
Aécio Neves da Cunha Filho, candidato tucano, de 54 anos, formado em economia, seguiu os passos do seu avô Tancredo Neves e, após ser governador de Minas Gerais, se candidatou à Presidência da República. Aécio começou a carreira política aos 21 anos, quando acompanhou Tancredo na campanha ao governo de Minas. Em 1986, foi eleito Deputado Federal e participou da elaboração da Constituição Brasileira em 1988. Em 2001, Aécio foi escolhido como o Presidente da Câmara dos Deputados.
No ano seguinte, em 2002, o mineiro foi o primeiro Governador de Minas Gerais eleito ainda no primeiro turno. Em 2006, o tucano foi reeleito no Estado, novamente no primeiro turno das eleições.
Apesar dos resultados, o tucano foi de cometer uma improbidade administrativa na construção de um aeroporto no município de Cláudio (MG), que custou R$ 14 milhões em recursos públicos e foi construído em um terreno desapropriado que pertenceu ao seu tio-avô. A acusação está sendo investigada pelo Ministério Público Federal. Após cumprir o mandato, Aécio Neves foi eleito senador pelo Estado de Minas e, posteriormente, em 2013, o mineiro chegou à Presidência nacional do PSDB.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.