Dilma “repudia com indignação” ter nome citado em ação “pessoal” de Mercadante

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2016 17h39
Marcelo Camargo/Agência Brasil Aloizio Mercadante e Dilma Rousseff

Em nota de 42 palavras, a presidente Dilma Rousseff defendeu a si mesma e repudiou qualquer envolvimento em “iniciativa pessoal” do ministro da Educação Aloizio Mercadante, acusado pelo senador Delcídio do Amaral de tentar impedir sua delação premiada. Veja:

A presidenta da República, Dilma Rousseff, repudia com veemência e indignação a tentativa de envolvimento do seu nome na iniciativa pessoal do ministro Aloizio Mercadante, no episódio relativo à divulgação, feita no dia de hoje (15), pela revista Veja.

O principal assessor de Delcídio gravou conversa (ouça as gravações completas) com Mercadante que foi enviada à Procuradoria-Geral da República, com quem o senador assinou o acordo de delação. Na sua fala à PGR, Delcídio do Amaral disse acreditar que a própria presidente Dilma pediu para Mercadante ter o referido encontro.

De acordo com o ex-líder do governo no Senado, Mercadante era um dos poucos que possuíam a confiança da presidente, e que teria dito que “se ela tiver que descer a rampa do Planalto sozinha, eu descerei ao lado dela”.

O ministro negou, em entrevista coletiva mais cedo, qualquer tentativa de constranger Delcídio a não delatar e entende que em sua visão as gravações não o comprometem. Ele, entretanto, assumiu total responsabilidade pela iniciativa “de solidariedade” que prestou a Delcídio quando este ainda estava preso.

“A presidente não tem nenhuma responsabilidade. A responsabilidade é inteiramente minha”, afirmou.

A orientação para que Mercadante desse uma coletiva de imprensa partiu da presidente Dilma, que chamou o ministro para uma reunião mais cedo no Palácio do Planalto na qual cobrou explicações sobre as notícias da delação do senador.

Com complemento da Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.