Dilma Rousseff anuncia novo lema do governo: “Brasil, pátria educadora”

  • Por Jovem Pan
  • 01/01/2015 16h58
BRASÍLIA, DF. 01.01.2015: DILMA-POSSE - A presidente Dilma Rousseff acena em sua posse para o segundo mandato, no Congresso Nacional, no plenário da Câmara dos Deputados. (Foto: Sérgio Lima/Folhapress) Folhapress Dilma fez discurso logo após posse no Congresso Brasileiro

Em discurso de posse do segundo mandato como presidente da república no Congresso Brasileiro nesta quinta-feira (1°) em Brasília, Dilma Rousseff anunciou o novo lema do governo: “Brasil, pátria educadora”. Com o lema, a governante prometeu dar prioridade absoluta à educação no Brasil: “Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas para um futuro próspero. Queremos democratizar a educação da creche a pós-graduação”. Segundo ela, a democratização da educação deve atingir todos os segmentos da sociedade, “dos marginalizados aos negros às mulheres”.

Nos 42 minutos de pronuncialmento, Dilma destacou o que considerou os pontos mais fortes de seu primeiro mandato, como a inflação abaixo do teto da meta e o resgate de brasileiros que viviam em extrema pobreza. “Temos hoje a primeira geração de brasileiros que não vivenciou a tragédia da fome”, afirmou ela, dando ênfase ao crescimento da classe média e à conquista da casa própria.

Dilma pediu paciencia, persistência, equilíbrio e humildade do povo brasileiro para superar obstáculos, como o combate à corrupção. “A corrupção ofende e humilha os trabalhadores, empresários e os brasileiros honestos e de bem. Nunca compactuei com os malfeitos e meu governo lutou contra os corruptos”, disse ela, anunciando um pacote de cinco medidas para diminuir a corrupção, todas elas relacionadas ao julgamento mais rápido para quem desvia bens públicos e punições mais duras.

Sobre o escândalo da Petrobras, pediu que os crimes fossem apurados, sem desistir da empresa. “Vamos apurar com rigor tudo de errado que foi feito e fortalecê-la cada vez mais, criar mecanismos que evitem que fatos como esse possam ocorrer”, disse ela.

Na olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, espera impressionar o mundo com a organização do evento: “Temos certeza que mais uma vez vamos mosrar a capacidade de organização do Brasil numa das mais belas cidades do mundo, o nosso Rio de Janeiro”.

Para finalizar, disse que tem duas características que a aproximam da população brasileira: ser uma sobrevivente e uma vitoriosa. Também relembrou o período do regime militar, quando foi presa. “Sou opositora de um regime que provocou em mim dor e deixou cicatrizes, mas não tem nenhum revanchismo, nunca destruiu em mim o sonho de construir um país democrático”. Para finalizar, citou um verso: “O impossível se faz já, só os milagres ficam para depois. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.