Dilma tem 37%, Marina pontua 33% e Aécio marca 15%, diz Ibope
Pesquisa presidencial Ibope divulgada nesta quarta mostra Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) consolidadas nas duas primeiras posições, ambas com crescimento em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, e queda de Aécio Neves (PSDB), o terceiro colocado. Marina venceria em um eventual segundo turno com Dilma, mas a diferença entre as duas caiu 2%.
Na pesquisa anterior, divulgada em 26 de agosto, uma semana antes, Dilma tinha 34% no primeiro turno. Agora, marcou 37%, aumento de 3%.
Marina aparecia com 29% e agora registra 33%, aumento de 4%.
Aécio anotava 19% e caiu para 15%, dimunuição de 4 pontos percentuais.
Na simulação com Marina e Dilma no segundo turno, o placar é de 46% a 39% para Marina. Marina Silva subiu 1% e Dilma Rousseff cresceu 3%. A distância entre as duas caiu de 9% para 7%.
Projeção de segundo turno com Dilma e Aécio mostra a candidata do PT com 47% e o tucano com 34%.
Everaldo marcou 1% de intenção de votos e os outros candidatos, somados, têm 1%.
Não foi apenas na pesquisa eleitoral que Dilma cresceu. A presidente candidata à reeleição viu um aumento de 2% no índice de aprovação de seu governo. 36% consideram a administração “boa ou ótima” (eram 34% na pesquisa anterior), 37% vêem o governo como regular (antes eram 36%) e 26% consideram-no “ruim ou péssimo” (27% uma semana antes).
No levantamento de rejeição aos candidatos, entretanto, Dilma lidera com 31%. Aécio Neves e Pastor Everaldo vêm em seguida, com 18% de pessoas que não votariam neles de jeito nenhum. Levy Fidelix e Marina Silva têm 12% de rejeição.
A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e o jornal O Estado de S. Paulo, foi registrada no TSE com o número de BR-00514/2014. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos, com 95% de intervalo de confiança.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.