Dilma veta financiamento privado a campanhas
A presidente Dilma Rousseff vetou ponto da reforma política aprovada na Câmara dos Deputados que permite o financiamento empresarial de campanha. O veto da presidente segue a decisão do Supremo Tribunal Federal.
Dilma deixou o decreto assinado antes de embarcar para Nova York, nesta quinta-feira (24), onde participará da abertura da Assembleia Geral da ONU. A expectativa é de que o veto seja publicado até a próxima segunda-feira (28) no Diário Oficial da União, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
Segundo jornal, ainda existem dúvidas sobre se a presidente vetará o ponto que cria a janela partidária para as próximas eleições municipais. O ponto permite que políticos troquem de partido sem o risco de perda de mandato no sétimo mês anterior à eleição.
Na votação da reforma política, bancadas do PT, PCdoB, PSOL e PPS se posicionaram contra o financimaneot empresarial. Foram 317 votos pela manutenção e 162 contra a proposta. Recentemente, deputados e senadores de esquerda iniciaram campanha para que Dilma Rousseff vetasse a doação empresarial para políticos e partidos.
*Informações do jornal Folha de S. Paulo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.