Dirceu era “articulador e maestro” do governo, diz deputado

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2015 10h03
Divulgação/TV Brasil José Dirceu é preso na 17ª fase da Operação Lava Jato

A prisão do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, na 17ª fase da Operação Lava Jato vai afetar a estrutura do governo. É o que considera o líder do DEM na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho. Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã da Jovem Pan desta terça-feira (04), ele afirma que o político tinha grande influência nas decisões do Partido dos Trabalhadores. “A trajetória se confunde com a história do PT. A manutenção do PT no poder por quase 13 anos se deu tendo o José Dirceu como um mentor, um grande articulador e maestro da orquestra”, avalia.

O democrata considera que o mandado de prisão pela suspeita de receptação de propina era previsível. “Era esperada por praticamente todo mundo que acompanha política no país”, diz ao se referir aos depoimentos de investigados que citavam que Dirceu passava o dinheiro ilícito advindo de contratos da Petrobras como lucro de sua empresa de consultoria.

Para Mendonça, o partido peca também por não ser capaz de exercer autocrítica. “[O PT] sempre aponta os erros no quintal dos vizinhos e não tem capacidade de assumir publicamente seus próprios erros”, e completa, “nesse projeto quase que enlouquecido do poder pelo poder, jogou o Brasil num mar de lama e numa crise econômica profunda”.

Credibilidade

“Como o governo vive uma calamidade do ponto de vista de credibilidade, ao invés de cuidar dos assuntos apontando soluções para a sociedade, imagina que só com propaganda vai resolver a situação como um todo”, afirma ao dizer que a preocupação maior do partido é defender as teses petistas. “Governo quando perde popularidade pode recuperar, mas o governo quando perde a credibilidade, não tem jeito”, conclui.

Ouça entrevista completa no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.