Doria entregará medalha de homenagem a Moro dois dias antes de manifestações

  • Por Jovem Pan
  • 26/06/2019 16h46 - Atualizado em 26/06/2019 16h47
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO "Não podemos aceitar a tentativa de fazer o Brasil retroceder", declarou o governador

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), entregará ao ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, uma medalha Ordem do Ipiranga, que tem como finalidade agradecer cidadãos brasileiros e estrangeiros por méritos e contribuições ao estado.

A homenagem acontecerá no Palácio dos Bandeirantes nesta sexta-feira (28), dois dias antes das manifestações do domingo (30), organizadas por grupos de direita em defesa do ministro e da Operação Lava Jato.

“Não podemos aceitar a tentativa de fazer o Brasil retroceder”, declarou o governador ao jornal “O Estado de S. Paulo” ao comentar a homenagem. “Quero reiterar o que sempre disse: a Lava Jato investigou, apurou e puniu o maior esquema de corrupção da história. É um trabalho que sempre teve, e continuará tendo, o meu apoio”, completou Doria.

A entrega da medalha acontece em um momento crítico para Moro, personagem central de uma série de reportagens do site “The Intercept Brasil” sobre supostas mensagens envolvendo ele e procuradores da força-tarefa. O caso fez com que ele fosse chamado para prestar esclarecimentos na Câmara dos Deputados, o que teve que ser cancelado devido a uma viagem aos Estados Unidos.

Sobre a medalha

A medalha Ordem do Ipiranga, honraria mais elevada do estado de São Paulo, foi instituída pelo decreto nº 52.064, de 20 de junho de 1969, pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré. O Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, ligado à Secretaria da Casa Civil, é o órgão responsável pela análise, proposição e aprovação da homenagem.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.