Dos gramados à militância: Ronaldo “Fenômeno” é aliado ativo de Aécio Neves

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2014 13h06
Instagram/Reprodução Ronaldo "Fenômeno" milita ao lado de Aécio Neves

A disputa presidencial entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) será decidida somente no próximo domingo (26) quando milhões de brasileiros forem às urnas eleger quem será o escolhido para quatro anos de mandato em Brasília. Antes, durante toda a campanha, a contenda tem mobilizado diversos nomes famosos do país. Ronaldo “Fenômeno”, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro, declarou, desde o início, apoio explícito ao candidato tucano.

Em 2011, após deixar os gramados, Ronaldo passou a se dedicar ao ramo empresário. Em novembro daquele ano, Ricardo Teixeira, então presidente da CBF, confirmou que o ex-corintiano seria membro do Comitê Organizado Local da Copa do Mundo de 2014. Nesta função, o segundo maior artilheiro da história dos Mundiais ficou marcado por declarações polêmicas. Em 2013, o ex-camisa 9 rebateu críticas às organizações da Copa ao dizer que “não se fazia um Mundial com hospitais” e acabou muito criticado pela opinião pública.

Apesar de ter se tornado símbolo dos organizadores da Copa do Mundo no país, Ronaldo, às vésperas da abertura da competição, criticou o governo federal e lamentou a falta de legado que o torneio deixaria ao Brasil. Ato que entrava em sintonia com o apoio declarado, em maio de 2014, a Aécio Neves, candidato do PSDB, um dos partidos que mais criticou a gestão de Dilma na organização do Mundial 2014.   

Ao deixar claro quem receberia seu apoio, Ronaldo lembrou da amizade que afirmou cultivar há anos com o tucano. “Eu voto no Aécio. (…) Minha amizade com Aécio tem 15 anos. Ele foi o único cara que eu apoiei publicamente. Apoiei para governador de Minas e aí ele fez um excelente trabalho. Sempre tivemos uma amizade muito forte e agora vou apoiá-lo. É meu amigo, confio nele e acho que é uma ótima opção para mudar o nosso país”, disse em entrevista ao jornal Valor Econômico. Além do ídolo de Real Madrid e Internazionale de Milão, outros famosos como Bernardinho [técnico da Seleção Brasileira de vôlei], Zezé de Camargo e Luciano [cantores] e Luis Fernando Guimarães [ator] se mostravam ao lado do mineiro.

A partir daí, o pentacampeão mundial foi presença constante nos atos políticos do tucano, participando de comícios, eventos e até acompanhando candidato do PSDB em um dos debates eleitorais antes do primeiro turno das eleições. Tido como terceiro candidato por muitas pesquisas de opinião no início das pesquisas eleitorais, Aécio Neves se reergueu, desbancou Marina Silva (PSB) e foi firme para a disputa do segundo turno com a atual presidente Dilma Rousseff (PT). A partir daí, Ronaldo vem utilizando suas redes sociais para reiterar as propostas e ideias do tucano.

Em um dos últimos passos da campanha do tucano, Ronaldo esteve presente em um Ato pró-Aécio, realizado em São Paulo, na última quarta-feira (22), sem a presença do próprio tucano. Nomes como Fernando Henrique Cardoso e José Serra estiveram no evento. Especula-se que o ex-atleta pode ser cotado para o Ministério dos Esportes, caso Aécio Neves desbanque Dilma Rousseff e vença a eleição.

Ronaldo Fenômeno participa de evento ao lado de Aécio Neves, em Osasco:

Ronaldo Fenômeno acompanha Aécio Neves em visita à Central Única das Favelas, no Rio de Janeiro:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.