Jovem Pan > Notícias > Brasil > Duda Salabert sai do PSOL e acusa partido de ‘transfobia estrutural’
Duda Salabert sai do PSOL e acusa partido de ‘transfobia estrutural’
Por
Jovem Pan
22/04/2019 17h36 - Atualizado em 22/04/2019 17h43
Reprodução/InstagramNas eleições de 2018, Duda ficou em oitavo lugar na disputa com 15 candidatos para duas vagas no Senado
Duda Salabert, primeira transexual a se candidatar para um cargo no Senado, anunciou neste domingo (21), em sua página do Instagram, sua desfiliação ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Entre outras razões, ela justificou a transfobia estrutural do partido que, segundo ela, se apropria da luta e da identidade trans para exaltar outras pessoas.
“Deixo o PSOL por não concordar com a transfobia estrutural do partido. Enquanto mulher transexual, não posso endossar uma estrutura que se apropria da luta e da identidade trans para privilegiar figuras e candidaturas já privilegiadas”, escreveu.
Nas eleições de 2018, Duda ficou em oitavo lugar na disputa com 15 candidatos para duas vagas. Além da transfobia, a ativista, que é vegana, criticou o partido por colocar a luta de direitos aos animais em segundo plano e citou como motivo, também, “algumas diretrizes internas do partido”, mas não citou quais.
O PSOL Belo Horizonte se retratou, em página do Facebook, discordando das motivações de Duda. “Nosso partido é, todos os dias, um instrumento de combate a desigualdade, ao racismo, machismo, homofobia e transfobia, em que pese as manifestações estruturais de nossa sociedade, da qual não estamos imunes”, declarou.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.