“É hora de sensatez por parte das lideranças”, afirma historiador sobre manifestações

  • Por Jovem Pan
  • 15/03/2015 15h05

Manifestantes protestam na Avenida Paulista

Marina Ogawa/Jovem Pan Manifestação Avenida Paulista

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o historiador José Maurílio de Carvalho afirmou que falta ao Brasil um planejamento de longo prazo e que um governo destrói o que o outro fez. Carvalho ressaltou também que a economia do país explica o mal-estar da população.

“As mesmas pessoas e partido que há poucos anos pregavam o oba-oba do ‘nunca antes na história deste país’ o levaram ao fundo do poço. Somos um país de cigarras, como na fábula. Não há planejamento de médio, para não falar de longo prazo. Um governo destrói o que o outro fez. Tudo gira em torno de consequências imediatas, em geral eleitorais”, afirmou o historiador analisando o perfil do país. “A queda da economia é fator crucial. O Bolso comanda o humor nacional. O único trunfo do governo, o alto índice de emprego, está começando a fazer água”, explicou Carvalho ao comentar o que gera todo o clima de revolta que toma conta o Brasil.

Ainda em entrevista para a Folha, José Maurílio de Carvalho afirmou que, apesar de um ato legal, pedir impeachment pode ter consequências ruins: “é hora de muita sensatez por parte das lideranças, sobretudo da oposição. Apoiar o impeachment não é sensato nem eficaz, só vai dar motivo de acusações de golpismo, embora em si ele seja iniciativa legitima e legal já tentada pelo PT”, destacou Carvalho.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.