Eleitores de três cidades vão escolher novos prefeitos neste domingo

Eleitores de três cidades vão às urnas neste domingo (25). Em Água Nova e Pendências (RN) e Caarapó (MS) serão escolhidos novos prefeitos, já que os eleitos em 2016 foram cassados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2018 13h07 - Atualizado em 24/11/2018 13h16
Tiago Hardman/Estadão Conteúdo Urna eletrônica com a palavra FIM escrita Com cassação de eleitos em 2016, cidades terão pleitos suplementares

Eleitores de três cidades vão às urnas neste domingo (25). Em Água Nova e Pendências (RN) e Caarapó (MS) serão escolhidos novos prefeitos, já que os eleitos em 2016 foram cassados por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como nos pleitos comuns, a votação será feita entre 8 e 17 horas, conforme os horários locais. As chamadas eleições suplementares são convocadas de acordo com dispositivo do Código Eleitoral incluído por reforma aprovada no Congresso Nacional em 2015.

A legislação prevê a realização de novas eleições quando transitar em julgado a cassação do diploma ou a perda de mandato de candidato eleito, independentemente do número de votos que possam ser anulados, de acordo com a Justiça Eleitoral.

Cassações

Em Caarapó (MS), 20,4 mil pessoas vão às urnas para escolher entre André Luís Nezzi (PDT) e Elzo Cassaro (Avante). Em agosto, o prefeito Mário Valério (PR) e o vice Martim Flores de Araújo (DEM) foram cassados por abuso de poder econômico e compra de votos.

Pelo mesmo motivo, foi cassada a chapa de Fernando Antônio Bezerra de Medeiros (MDB) em Pendências (RN). Neste domingo, os 10,2 mil eleitores da cidade vão decidir entre três candidatos: Maria Zilda da Costa (PRB), Flaudivan Cabral (MDB) e Gustavo Queiroz (PSD).

Menor cidade a ter pleito suplementar, Água Nova (RN) tem 2,5 mil votantes e dois postulantes à prefeitura: Francisco Fábio de Araújo (MDB) e Francisco Ronaldo de Souza (DEM). A prefeita Ioamara Carvalho (MDB) perdeu o cargo em setembro por compra de votos e abuso de poder econômico.

Estatísticas

Dados disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral indicam que 396 eleições suplementares para escolha de novos prefeitos e governadores foram convocadas no País entre 2007 e 2017. Para realizar as eleições, o TSE destinou R$ 68,3 milhões – este ano, o gasto é de R$ 14 milhões.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.