Em acerto com líderes, Cunha marca votação do impeachment para as 14h de domingo

  • Por Jovem Pan
  • 12/04/2016 17h02
Sessão extraordinária para discussão e votação de diversos projetos Data: 15/10/2015 - Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados Alex Ferreira/Câmara dos Deputados Eduardo Cunha

Em acerto com líderes partidários, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) determinou que a votação do impeachment de Dilma terá início às 14h neste domingo (17). A intenção é que o resultado seja conhecido entre 21h e 22h.

Cunha afirmou a aliados que começará a chamada nominal dos deputados votantes pela região Sul e que deixará as regiões Nordeste e Norte para o final.

O deputado Weverton Rocha (PDT-MA) entoru com pedido no Supremo Tribunal Federal para que a votação não fosse realizada no domingo, mas o ministro Luiz Edson Fachin negou o pedido nesta segunda-feira (11).

Em reunião oficial com líderes ficou definido também que a sessão de votação do parecer favorável ao impeachment terá início às 8h55 desta sexta-feira (15). Representantes dos 25 partidos com representação na Câmara falarão nesta data.

Cada um dos partidos terá uma hora para dividir para os deputados da legenda. Não há, no entanto, hora para o término de tais discursos.

No sábado (16) a sessão será reterá reinício às 11h para a fala. Os deputados que se inscreverem até a sexta-feira terão três minutos para falar. Assim como antes, não há hora para o término de tais discursos.

Dia da votação às 14h, o domingo contará com tempo para os líderes orientarem suas bancadas. O período será proporcional ao tamanho de cada bancada.

Publicamente, na semana passada, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, havia dito que só na hora da votação anunciaria o critério de chamada para os deputados declararem seus votos. Cada parlamentar terá dez segundos para declarar seu voto – sim, não ou abstenção.

Para que o Senado tenha autorização para abrir o processo de impeachment são necessários 342 votos dos 513 deputados.

*Com informações do jornal Folha de S. Paulo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.