Em áudio, Onyx Lorenzoni diz que governo deu ‘trava’ na Petrobras

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2019 16h09 - Atualizado em 20/04/2019 16h26
Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo Após interferência no preço do diesel ser negada diversas vezes por membros do governo, áudio de ministro da Casa Civil revela ação para controlar preços

Uma mensagem de áudio enviada por Onyx Lorenzoni para um caminhoneiro está viralizando nas últimas 24 horas

No áudio, o ministro da Casa Civil comenta as meidas articuladas pelo Planalto para atender demandas dos motoristas. Ele afirma que o governo havia realizado uma “trava” na Petrobras para evitar reajsutes de combustíveis com frequência inferior a 15 dias.

“Já demos uma trava na Petrobras. Qualquer modificação de preço, (tem que ser) no mínimo entre 15 e 30 dias, não pode ter menos que isso”, disse.

Lorenzoni ainda diz no áudio que o governo está “resolvendo aquela questão dos postos”.

“Tu vai ver que muitas coisas vão acontecer já nesta semana. O presidente amanhã deve se manifestar pelas redes sociais em direção à categoria dos caminhoneiros, particularmente aos autônomos”, diz o ministro. O áudio foi revelado pela revista Veja na sexta-feira, 19.

A Petrobras decidiu fazer um aumento de 5,7% no preço do diesel na segunda-feira, 15. Foi, então, que o presidente da República, Jair Bolsonaro, ligou para o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, segundo quem Bolsonaro havia apenas “alertado para os riscos”.

Castello Branco afirmou na quarta-feira, 17, que a empresa pode aplicar aumentos “quando achar importante” e deixou claro que a Petrobras é “livre”.

Após a divulgação do áudio de Onyx Lorenzoni, Paulo Guedes elogiou o colega e disse que Onyx “é muito leal”.

Insatisfação

As medidas anunciadas na terça-feira, 16, foram vistas como uma “cortina de fumaça” pela categoria, que decidiu entrar em greve no dia 29 de março.

O governo informou que vai investir R$ 2 bilhões em rodovias e liberar R$ 500 milhões de crédito aos motoristas, por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, essencialmente para a manutenção dos caminhões.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.