Em áudio, Onyx Lorenzoni diz que governo deu ‘trava’ na Petrobras
![](https://jpimg.com.br/uploads/2019/02/AGE20190129030.jpg)
Uma mensagem de áudio enviada por Onyx Lorenzoni para um caminhoneiro está viralizando nas últimas 24 horas
No áudio, o ministro da Casa Civil comenta as meidas articuladas pelo Planalto para atender demandas dos motoristas. Ele afirma que o governo havia realizado uma “trava” na Petrobras para evitar reajsutes de combustíveis com frequência inferior a 15 dias.
“Já demos uma trava na Petrobras. Qualquer modificação de preço, (tem que ser) no mínimo entre 15 e 30 dias, não pode ter menos que isso”, disse.
Lorenzoni ainda diz no áudio que o governo está “resolvendo aquela questão dos postos”.
“Tu vai ver que muitas coisas vão acontecer já nesta semana. O presidente amanhã deve se manifestar pelas redes sociais em direção à categoria dos caminhoneiros, particularmente aos autônomos”, diz o ministro. O áudio foi revelado pela revista Veja na sexta-feira, 19.
A Petrobras decidiu fazer um aumento de 5,7% no preço do diesel na segunda-feira, 15. Foi, então, que o presidente da República, Jair Bolsonaro, ligou para o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, segundo quem Bolsonaro havia apenas “alertado para os riscos”.
Castello Branco afirmou na quarta-feira, 17, que a empresa pode aplicar aumentos “quando achar importante” e deixou claro que a Petrobras é “livre”.
Após a divulgação do áudio de Onyx Lorenzoni, Paulo Guedes elogiou o colega e disse que Onyx “é muito leal”.
Insatisfação
As medidas anunciadas na terça-feira, 16, foram vistas como uma “cortina de fumaça” pela categoria, que decidiu entrar em greve no dia 29 de março.
O governo informou que vai investir R$ 2 bilhões em rodovias e liberar R$ 500 milhões de crédito aos motoristas, por meio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, essencialmente para a manutenção dos caminhões.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.